O Brasileiro Ronaldinho Gaúcho está preso no Paraguai desde a última sexta-feira por conta de documentação falsa.
Quando atuava pelo Barcelona, Ronaldinho foi eleito melhor do mundo em 2004 e 2005, sendo considerado por muitos, o maior jogador deste século, melhor inclusive que Cristiano Ronaldo e Messi.
Para muitos, Henry, que ficou em segundo na premiação, merecia vencer em 2004 – Foto: Adam Davy
O que prejudicou a carreira de Ronaldinho é que o seu auge não durou por muito tempo devido a lesões e falta de profissionalismo, jogando muitas vezes fora de forma e sendo visto constantemente “na noite”. Diferente de Messi e CR7, que tiveram um auge de no mínimo 10 anos.
Após encerrar sua carreira, Ronaldinho continuou estampando as manchetes, mas nem sempre de forma positiva. Este caso da prisão não foi a primeira vez.
Mas você sabe por onde andam os outros jogadores que foram eleitos melhor do mundo nos anos 2000 antes de Messi e Cristiano Ronaldo dominarem a premiação?
Confira:
Zidane recebendo seu terceiro prêmio – Foto: Gazeta Esportiva
O francês Zinédine Zidane foi eleito melhor do mundo em 2000 e 2003. Em 2000 ele jogava pela Juventus e 2003 pelo Real Madrid. Antes disso, havia sido eleito o melhor do mundo em 1998, quando venceu a Copa do Mundo. Se aposentou em 2006 após o vice da Copa do Mundo por sua seleção.
Atualmente é técnico do Real e dirigiu inclusive Cristiano Ronaldo. no atual cargo, como treinador do Real Madrid, Zidane segue fazendo sucesso. Já venceu 3 Liga dos Campeões e 2 Mundial Interclubes da FIFA.
Curioso é que Zidane foi eleito o melhor treinador do mundo em 2017. É o único na história a vencer como melhor jogador e melhor treinador.
Figo ao lado de Beckham (2º colocado) e Raúl (3º colocado). os três jogaram juntos no Real – Foto: Divulgação
O português Luís Figo foi melhor do mundo também atuando pelo Real Madrid, em 2001. Se aposentou em 2009 atuando pela Inter de Milão.
Hoje ele comanda a fundação Luís Figo e presta serviços à Federação Portuguesa. Em 2015, candidatou-se para a presidência da FIFA, mas retirou a candidatura 3 meses depois por não concordar com o processo eleitoral da entidade.
O fenômeno é mais um ídolo do Real Madrid a ser eleito melhor jogador do mundo. Ronaldo jogou na equipe merengue ao lado de Zidane e Figo, entre 2002 e 2007. E foi no seu primeiro ano na equipe espanhola que Ronaldo faturou o seu terceiro prêmio de melhor do mundo (já havia vencido em 96 e 97 quando atuava pelo Barcelona).
Se aposentou em 2011 após passagem pelo Corinthians. Hoje ele é presidente e dono do Valladolid, da Espanha. Além de cuidar de escolinhas de futebol e fundações.
Cannavaro é até hoje apontado como uma das maiores zebras da premiação – Foto: Adam Davy
O Italiano Fabio Cannavaro surpreendeu a todos sendo eleito o melhor do mundo em 2006 por ser um zagueiro. Normalmente o prêmio é dado para um meia ou atacante. E também porque Zidane e Ronaldinho fizeram um ano melhor que o do Italiano. Principalmente Ronaldinho, que venceu a Champions com o Barcelona. Cannavaro acabou premiado por ter sido o capitão e simbolo da Itália que foi campeã do mundo neste ano.
Assim como Zidane, Figo e Ronaldo, Cannavaro também foi eleito o melhor do mundo atuando pelo Real Madrid.
Se aposentou em 2011 e virou treinador. Atualmente comanda o time do Guangzhou Evergrande, da China.
Kaká superou Messi (2º) e CR7 (3º) em premiação. Ali a dupla já dava mostra de que iriam dominar a premiação – Foto: AFP
Kaká não só foi o último brasileiro a vencer o prêmio, como foi o último jogador antes da hegemonia Messi/Cristiano Ronaldo. Cristiano venceu pela primeira vez em 2008, Messi em 2009 e seguiram se alternando até Modric vencer em 2018.
Kaká venceu atuando pelo MIlan. Se aposentou em 2017 e atualmente tem estudado para ser dirigente. O jogador mira um cargo no Milan.